A EXCELENTE PISTOLA TCHECA QUE CONQUISTOU ATIRADORES DO OCIDENTE

A pistola CZ 75 foi produzida pela fabricante tcheca Cezka Zbrojovka ou CZUB ou simplesmente CZ, como é mais conhecida, uma das melhores fábricas de armas do mundo e a principal empresa não soviética pertencente ao antigo bloco de países da Europa Oriental a atuar no ramo de armamentos.


Uma das excelentes armas do século XX, o nome foi baseado no ano de sua criação, 1975. Desenvolvida pelos irmãos Koucky, dois dos principais engenheiros da história da empresa fabricante, a CZ 75 era robusta, tinha boa capacidade no carregador e apresentava baixa incidência de panes. O projeto da CZ 75 foi orientado ao mercado internacional, haja vista a adoção do calibre 9 mm Luger (9 x 19 mm). Na época, a maioria das pistolas do leste europeu adotava o calibre 9 mm Makarov (9 x 18 mm) ou outros não comercializados no ocidente.


Inteiramente em metal, com carregador bifilar, primeiro disparo executado em ação dupla. Pesa 1,1 kg, tem cano de 120 mm, opera em sistema de recuo curto e trancamento padrão Browning. Diferentemente da maioria das pistolas, seu ferrolho desliza nos trilhos da armação. Dispõe de tecla de segurança conectada ao corpo da arma e recurso que possibilita a posição de semiengatilhamento.


A CZ 75 serviu de inspiração para as excelentes Jericho 941, produzidas pela fabricante israelense IMI, atualmente IWI. No período da Guerra Fria, época em que as relações comerciais entre o ocidente e a Europa Oriental eram complicadas, a tradicional empresa de armamentos italiana Tanfoglio conseguiu licença para produzir a CZ 75 e comercializar com países ocidentais. A 75 inspirou toda uma linha de semiautomáticas da CZ e serviu de modelo para dezenas de outras empresas de armamento.


Quer saber mais sobre o mundo das armas? Venha até a nossa loja. Rua Marajó 315, Joinville, SC. Abrimos de segunda a sexta das 09h às 19h e aos sábados das 9h às 14h. Contato: 47 9 9192-1477

texasgunhouse.com.br


763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo