Conhece a técnica do Tiro a Seco?

Escolas de formação de segurança, sejam públicas ou privadas, em determinando momento lançam mão deste recurso para aperfeiçoar a técnica dos atiradores. Mas o Tiro a Seco precisa de cuidados semelhantes à prática com munição real.


O Tiro a Seco nada mais é que utilizar a arma como se fosse atirar, mas sem deflagrar munição, e serve para melhorar fundamentos de tiro, tais como: base, empunhadura e acionamento de gatilho. Cuidados básicos para a prática:

  • Fazer verificação minuciosa do armamento, para não esquecer nenhuma munição real.

  • Ideal que seja praticado em local afastado das munições reais.

  • Mesmo tendo verificado o armamento, o treinamento precisa ser feito com a arma apontada para um local seguro.

  • Se utilizar munição de manejo, verificar atentamente para evitar que um cartucho real passe despercebido.


Essa técnica é uma alternativa para aperfeiçoamento do atirador, pode ser executada tanto com revólveres ou pistolas e não há comprovação de que cause dano ao armamento.

Nada substitui a prática real


Treinamento a seco é um complemento, não substitui a prática do tiro real. Na prática real, o atirador se acostuma ao recuo da arma, ao reposicionamento do aparelho de visada e ao ruído da deflagração da munição. Além disso, em um clube de tiro regularizado, você pode contar com o total apoio de um instrutor profissional para corrigir possíveis falhas e evitar repetição de erros. Quer aperfeiçoar sua técnica?


Se você quiser adquirir equipamentos para aperfeiçoar e indicações para sua prática, venha até a nossa loja, Texas Gun House, temos equipamentos e acessórios para o tiro esportivo da melhor qualidade.


Rua Marajó 315, Joinville, SC. Abrimos de segunda a sexta das 09h às 19h e aos sábados das 9h às 14h. Contato: 47 9 9192-1477


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo